segunda-feira, 14 de julho de 2014

TAG: Copa de Livros

          Não sou muito adepto ao futebol, mas adoro Tags, e esta eu vi no Blog Falando de Livros. Ela contém 9 tópicos, baseados na Copa do Mundo, que já teve seu fim, para serem respondidos com relação ao mundo literário, minha verdadeira copa. É Copa todo dia quando você é um leitor. E a cada uma delas eu colocarei a capa do livro aqui pra vocês verem. Bem, vamos ver onde isso vai dar!

          1. Escolha livros na sua estante que representem as cores da bandeira brasileira:
               Representando o verde, eu escolhi Terra de Histórias 1 do Chris Colfer.
               Representando o Amarelo, eu escolhi Comer Rezar Amar da Elizabeth Gilbert.
               Representando o Azul, eu escolhi Diário de uma Paixão do Nicholas Sparks.
               Representando o Branco, eu escolhi O Diário de Carson Phillips do Chris Colfer.

 

          2. Festa de Abertura: É dia de festa, a alegria contagia a multidão e o clima de descontração deixa tudo mais leve. Com isso em mente, indique um livro leve e divertido para entrar no clima da festa.
                Melancia da autora Marian Keyes. Eu poderia indicar qualquer um dos 11 livros da Marian, e muito possivelmente Chá de Sumiço se eu já o tivesse lido, pois eu indico Melancia pelo clima descontraído e, acima de tudo, pela personagem Hellen, que é uma das personagens mais divertidas que já li nesse mundo literário, e que é irmã da personagem principal. Eu me diverti demais com Hellen e é por isso que eu poderia recomendar também Chá de Sumiço, que ainda não li, mas que a personagem principal é a Hellen. Leiam. Todos os livros da Marian são maravilhosos.


          3. Jogo de estreia: É de estreia. Nervos à flor da pele. Quem é louco por livros também fica ansioso. Qual é ou foi o lançamento mais aguardado por você em 2014?
               O livro mais esperado por mim em 2014, foi A Escolha da Kiera Cass, último livro da Trilogia A Seleção. Eu estava looooouco para ler este livro. Li na semana que saiu. Não aguentei esperar muito não. E sim, foi muito bom. Me decepcionou só pelo final corrido demais, apesar de não ter tirado o brilho do livro. Fica aí a dica de uma boa leitura!


          4. Narrador "Cala a boca, Galvão", o famoso pé no saco: Chegou o grande dia, porém o narrador do jogo é um porre. Qual foi o livro que tinha tudo pra ser cinco estrelas, porém a narrativa o tornou um problema?
               Esse foi difícil, mas eu achei. O livro Um Dia do David Nicholls. A história é muito interessante, mas o fato dela ser narrada um dia por ano, que sim, sei que é o fator principal do livro, me fez desgostar um pouco dele. Não me agradou muito não.



          5. Eliminados na primeira fase: Acabou a primeira fase e algumas seleções dão adeus ao sonho da Taça. Nem sempre um livro nos convence logo nas primeiras páginas. Qual o livro ou série que você abandonou a leitura logo no início?
               É muito difícil eu abandonar um livro logo no início, mesmo eu não gostando dele eu me sinto obrigado a acabá-lo. Um livro que eu abandonei umas quatro vezes (sim, eu retornei para ler todas as vezes depois de um tempo. Sou insistente!), mas que mesmo assim peguei uma quinta vez para terminar e  não consegui, foi Tentada das autoras P.C. Cast e Kristin Cast. Não sei como eu cheguei ao sexto livro, Tentada. Li do um ao cinco, mas não passei do sexto. Essa série, House of Night, já vai em 10 livros ou mais. Não vou mais dar chances a ele. Ele me venceu!



          6. O artilheiro da Copa: O jogador que marca mais gols na Copa é considerado o artilheiro. O mundo literário também possui seus artilheiros, autores que batem um bolão em todos seus lançamentos. Qual é o autor que está batendo um bolão em sua opinião?
               Puxando um pouco a sardinha para os livros brasileiros, eu considero o artilheiro da vez (pelo fato de eu ter descoberto a pouco tempo) a autora Paula Pimenta. Ela é a autora das séries de livros Fazendo Meu Filme e Minha Vida Fora de Série. Escreveu também alguns outros e o seu livro mais novo é Princesa Adormecida, que já tenho e estarei fazendo uma resenha muito em breve. Paula escreve divinamente bem, e como não amar todos os seus personagens adolescentes que tanto se assemelham aos que conhecemos na adolescência? E, pelo fato dos livros dela se passarem no Brasil, traz ainda mais aquela familiaridade com seus personagens.


          7. A zebra da Copa: Futebol é uma caixinha de surpresas, e alguns resultados inesperados são considerados como "zebra". No mundo literário sempre nos surpreendemos também. Qual foi o livro que você não dava muita bola e que acabou ganhando seu coração?
               Um livro maravilhoso que eu nuuuunca imaginei que fosse me conquistar do jeito que me conquistou foi Fazendo Meu Filme 1. Na verdade, todos os livros da série Fazendo Meu Filme, mas o primeiro, justamente por este fato de ser o primeiro, foi o que achei fantástico. Um livro que não é voltado para mim como público, mas que sua leitura me deliciou e me levou para outro mundo. Aliás, para outro mundo nada, bem aqui para o Brasil mesmo. O livro se passa no Brasil e conta a história da Fani, que se encontra no Ensino Médio. Mas a história vocês conhecerão um pouquinho assim que eu fizer a resenha dele aqui, breve breve.



          8. A Grande Final: Duas grandes equipes se destacaram, lutaram e chegaram a final. Porém somente um capitão vai poder levantar a taça e gritar é campeão. Ao segundo colocado cabe amargar a tristeza da derrota. Para simbolizar a derrota, escolha um livro que te fez chorar ou te emocionou muito.
               Tempo de Esperas do Padre Fábio de Melo. Este livro me emocionou de um jeito que eu o reli assim que terminei de ler pela primeira vez. Amei, adorei, gostei, curti, me encantei. O livro se trata de uma troca de cartas entre um estudando de Filosofia, desencantado pelo mundo e com o coração partido pelo fato de seu grande amor ter o abandonado pra ficar com outro, e um professor de Filosofia aposentado que está escrevendo um livro sobre a dor do amor à luz da filosofia. O livro é, como diz no subtítulo, o itinerário de um florescer humano. Todos deveriam ler este livro. Leia, se encante com essa aventura. Só de escrever aqui sobre ele, já me deu vontade de relê-lo pela quarta vez. rsrs


          9. E para finalizar a Tag, escolha o melhor livro de 2014:
               Muito difícil decidir qual o melhor livro que li até agora, mas eu escolho Antes de Dormir do S.J. Watson, pelo simples fato de que eu não esperava tanto pelo livro e ele me encantou muito. A gente se sente como a protagonista que não lembra de nada e nos sentimos manipulados por isso. Mas eu seria injusto se eu não citasse Garota Exemplar da Gillina Flynn, que também foi ótimo e que eu amei, amei, amei. Aqui tem uma resenha de Garota Exemplar. Leiam a resenha e leiam o livro. Então, eu escolho citar aqui Antes de Dormir por ser um livro de leitura mais fácil e menos divulgado, por isso quero que todos vocês leiam. Não vão se arrepender. ;)


          Bem, a Tag está respondida. Espero que vocês tenham gostado, e, mesmo com a Copa do Mundo finalizada e o Brasil não ter levado essa, eu convido a todos os blogueiros que lerem esta Tag aqui, responderem e me convidarem a ler depois, claro. rsrs É isso aí! Comentem o que vocês acharam de tudo. ;) 

2 comentários :

  1. Gostei demais de suas respostas. Eu nunca li Paula Pimenta, mas todo mundo está falando bem dela, então estou muito curiosa.
    Eu fiz uma nova TAG, também com tema de Copa, iria gostar muito se você também a respondesse, confere lá!! Beijos

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha. Que bom que você gostou, Eva. Leia, leia, leia Paula Pimenta. Os livros dela são 1000. Ainda preciso ler todos os outros que não li. E vou responder a sua TAG assim que possível, sim. ;)

      Excluir

Deixe aqui sua opinião.