terça-feira, 1 de julho de 2014

Garota Exemplar

Um livro maravilhoooooso!! Leia!!!          O que você faria se você recebesse uma ligação de um vizinho dizendo que a porta da frente da sua casa está escancarada e quando você vai lá saber o motivo, a sala está revirada e sua esposa desaparecida? Isso é o início da história de Gillian Flynn, autora de Garota Exemplar, um livro com muito suspense,  que alia um humor perspicaz e uma narrativa eletrizante, resultando em uma atmosfera de dúvida que leva o leitor a mudar de opinião a cada capítulo. Lançado no Brasil pela editora Intrínseca, com um total de 448 páginas, Garota Exemplar é um livro dividido em três partes, sendo a primeira dividida entre capítulos centrados em Nick Dunne, o marido, alternados por capítulos contendo páginas do diário de Amy, a esposa. O livro conta a história de um casamento em crise entre uma mulher que, pelas páginas do diário dela, percebemos ser perfeccionista, e um homem que parece perder cada vez mais o amor que um dia teve pela esposa.
          Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a esposa linda, perfeita, exemplar, desaparece de sua casa às margens do rio Mississippi. Todas as pistas para o desaparecimento dela apontam para seu marido, Nick, que alega inocência, e que tem praticamente apenas sua irmã gêmea Margo ao seu lado. Pressionado pela polícia, pela opinião pública e pelos paz amorosos de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras e meias verdades, somados a comportamentos inapropriados. Nick não parece muito estar ligando para o desaparecimento de sua mulher e realmente aparenta ser amargo, mas seria ele o responsável pelo desaparecimento de sua mulher? E se não for ele o responsável, por que todas as pistas apontam pra ele?
          Quando eu peguei este livro para ler, nunca imaginei que eu iria gostar tanto dele, me envolver tanto com ele, e me sentir tão manipulado pela autora como me senti. A cada capítulo que eu lia, eu realmente experimentava a dúvida máxima em quem eu deveria confiar no livro. Enquanto eu lia os capítulos centrados em Nick, eu ia vendo um homem que havia se tornado amargo pela vida e que não amava mais a esposa, mas que a esposa havia mudado bastante e não era mais aquela pessoa que ele casou. Quando eu lia os capítulos referentes a Amy, eu via uma esposa dedicada que nunca conseguia agradar ao marido como ele queria e que se esforçava para tal, e que também mostrava um marido totalmente desatento a ela, que não gostava mais dela, ou parecia estar deixando cada vez mais de gostar de sua esposa.
          A trama vai se desenrolando e você vai descobrindo muitas coisas. Como eu gostaria de contar tudo pra vocês aqui, mas odeio dar spoilers, e também não gosto de receber porque adoro aquele gostinho da surpresa com tudo, e mais surpreendido do que esse livro te deixa, é impossível. As coisas mudam de direção na segunda parte do livro, e os personagens vão fazendo coisas inesperadas. Muitas mentiras envolvidas em tudo. Em quem acreditar? A terceira parte vem trazendo o final. Um final que eu jamais imaginei, jamais cogitei para o livro, e fiquei um bom tempo meio que aturdido com aquilo tudo. Só uma expressão para esse livro: Uau! Eu dei 5 estrelinhas pra ele no Skoob, e foram 5 estrelinhas merecidas, mas no geral, Garota Exemplar possui 4.2 estrelas, um número muito bom também.
          Enfim, leiam, é maravilhoso, acho que vocês não se decepcionarão. E se você já leu ou até mesmo sentiu o desejo de ler, comente aqui, vamos conversar um pouco. Boa leitura!

Um comentário :

  1. Eu tenho esse livro, Edson, e será minha próxima leitura, estou realmente ansiosa para ler... Amei a resenha! Beijos

    http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião.