segunda-feira, 21 de julho de 2014

TAG: Seleções da Copa 2014

          Hoje é dia de Tag! E a Tag que eu vou responder hoje, foi criada pela blogueira Eva, do blog Falando de Livros. A Carol, do blog Diário de uma Livromaníaca, também respondeu essa Tag. Dá uma passadinha no blog delas pra conferir as repostas, é só clicar em cima do nome do blog delas neste post. E esta Tag consiste em relacionar os livros com as características de seis Seleções que disputaram a triste Copa do Mundo da Fifa realizada no Brasil (e que o Brasil nem em terceiro ficou, mas a gente supera). Então, vamos lá?
          1. Livro Espanha: A seleção espanhola chegou como uma das grandes favoritas para levar o título, mas depois de uma depois de uma derrota vergonhosa para a Holanda, de 5x1, seguida de outra derrota para o Chile (2x0), ela acabou se despedindo da Copa ainda na primeira fase, tornando-se uma grande decepção. Diga um livro, sobre o qual você tinha muita expectativa, e que te decepcionou:
          Um livro que me decepcionou muito e que eu tinha muita expectativa foi Os 13 Porquês. Eu fiquei com uma expectativa enorme. Tanto que li muito rápido e em ebook. Mas o livro me decepcionou demais. Ele não foi nada do que eu esperava. O livro fala sobre uma menina suicida que deixa 13 fitas cassetes com os 13 porquês do seu suicídio. Minha decepção começou aí. Acho que os motivos foram muito supérfluos.

          2. Livro Costa Rica: A Costa Rica se tornou a grande zebra do mundial. Caiu em um grupo difícil, onde ia disputar uma vaga com três campeões mundiais, mas depois de massacrar o Uruguai, conseguiu vencer a Itália de Balotelli, empatou com a Inglaterra, conseguiu chegar às quartas-de-finais e só foi eliminada nos pênaltis pela Holanda, indo para casa invicta na competição. Sendo assim, diga um livro que te surpreendeu muito positivamente:
          Ah, gente, eu não consigo não falar de Fazendo Meu Filme (em breve, resenha aqui). Essa série tem quatro livros e é simplesmente fantástica. Fala sobre a vida de uma adolescente já na faixa dos 16/17 anos que mora em Belo Horizonte. Ela passa por tudo que uma adolescente na sua idade passa: paixões pelo professor, amigas para sempre, e coisas assim. Eu achei que esse livro seria apenas mais um dos livros voltado para o público adolescente feminino, mas é muito mais que isso. Paula Pimenta escreve de um jeito que faz parecer que Fani (a protagonista do livro) é a nossa vizinha. Faz-nos querer ser amigo da Fani e todos os seus amigos. Fui ler achando que ia ser um livro apenas bom, e descobri que era um livro muito bom. Super recomendo. Leiam todos.

          3. Livro Argentina: A seleção de Messi e Di María caiu em um grupo fácil na primeira etapa e, mesmo assim, teve dificuldade para ganhar de seus adversários. Depois de ficar devendo uma boa apresentação aos seus torcedores, a Argentina conseguiu melhorar e fez boas partidas nas quartas e semi-finais. Diga um livro que começou devagar, mas melhorou da metade para o final:
          Como não falar de O Chamado do Cuco? O livro foi escrito por JK Rowling sob o pseudônimo de Robert Galbraith. Ele conta a história de um detetive, Cormoron Strike, que investiga um caso de assassinato de uma modelo muito famosa. Achei o início deste livro muito parado, muito centrado na vida do Cormoron Strike, e, acho que um livro policial não deveria ser tão centrado na vida do detetive, não tanto quanto foi em O Chamado do Cuco. Do meio pro final, quando a gente vai entendendo todo o entrançado da história dos personagens e vai descobrindo mais coisas, mais detalhes, sobre a investigação, o livro começa a ficar melhor, e o final é maravilhoso. Recomendo e estou louco pra que "The Silkworm", a sequência, seja logo lançado no Brasil. Pena que só em novembro que ele chega.

          4. Livro Brasil: A seleção do Brasil também era uma grande favorita para levar o título, tanto por ter bons jogadores, quanto por jogar em casa, mas eles vinham jogando mal e, aos trancos e barrancoss, conseguiu chegar à semi-final, enfrentando a Alemanha. Nesse jogo, nossa seleção passou o maior vexame da história do futebol, perdendo por 7x1 e, ao disputar o 3º lugar, perdeu por 3x0, terminando em 4º lugar, fazendo-nos pensar que seria melhor ter saído mais cedo da competição. Logo, diga um livro que teve um final muito ruim e decepcionante:
          Gente, um livro que teve um final decepcionante, e que eu terminei de ler ontem (em breve resenha aqui), foi Quando Ela Acordou. É o típico livro Brasil. Tinha tudo pra ser um ótimo livro, o enredo, os personagens, tudo, tudo, mas parece que ele foi de ladeira a baixo. O livro fala sobre um futuro não muito distante onde as pessoas contraem um doença que as fazem ficar estéreis. Quando encontram a cura, o aborto vira um crime muito grave, pois os EUA precisam ser repopulados. E vocês vão saber mais sobre ele quando a resenha sair aqui. :P

          5. Livro Camarões: Com problemas administrativos, falta de pagamentos e brigas entre os próprios jogadores, a seleção de Camarões teve uma passagem humilhante pela Copa e despediu-se dela como uma das piores seleções do mundial. Portanto, qual foi o pior livro lido por você em 2014, até o momento?
          Acho que o pior livro que li este ano até agora foi, com toda a certeza do mundo todinho, O Pistoleiro, da série A Torre Negra, do Stephen King. O livro é o primeiro de sete, e conta a história de um pistoleiro que está atrás de uma pessoa misteriosa, e, até chegar a ela, ele passa por muitas aventuras (como diria o narrador da propaganda da Sessão da Tarde). O livro é meio que faroeste. Meio não, muito. Não entendi nadica de nada desse livro. Achei sem pé nem cabeça. É algo muito no mundo das ideias. Muitas mensagens subliminares, muitas respostas em cada palavra e mais perguntas ainda. Eu comprei todos os livros e espero do fundo do meu coração que a história melhore.

          6. Livro Alemanha: Com uma seleção bem preparada, unida e jogadores de alto nível, a Alemanha fez uma belíssima participação na Copa, humilhou os donos da casa apenas jogando um bom futebol, chegou às finais, foi o melhor time da competição e consagrou-se campeão. Então, diga-nos qual foi o melhor livro lido de 2014 até então:
          Muito difícil escolher o melhor livro até agora. Entre eles estão Garota Exemplar, de Gillian Flynn, Antes de Dormir, de S J Watson, A Guerra dos Tronos, de George RR Martin. Como eu já citei em uma Tag anterior os dois primeiros livros citados, aqui eu usarei A Guerra dos Tronos. É muito difícil colocar esse livro (ou qualquer um de Martin) para competir com os outros, porque é claro que ele vai ganhar, então nem os considero para competição. Eles são tipo como Sílvio Santos, que não compete o Troféu Imprensa porque é claro que ganharia como melhor apresentador seeeempre. A Guerra dos Tronos é um livros que você se perde na leitura e quando volta ao mundo real pensa que este que é a ficção. Recomendo a todos. Eu estou lendo o segundo e em breve terá resenha aqui.

          Bem, é isso gente. Comente o que você achou das minhas respostas, e faça a Tag se quiser também, pra fechar o tema Copa com chave de ouro. ;)

Um comentário :

  1. Oi Rafael, gostei muito de suas respostas. O chamado do Cuco eu colocaria em livro Espanha, pois esperava mais dele. Guerra dos Tronos merece muito o 1º lugar, George R. R. Martin é um gênio. Eu tinha muitas esperanças com Os 13 porquês, porque todo mundo sempre fala bem dele, pena que te decepcionou, mas ainda o lerei. E fiquei muito surpresa com a indicação de um livro do Stephen King como um piores lidos, porque, apesar de não ter lido nada dele, eu só vejo bons comentários sobre seus livro, eu quero ler algum ainda esse ano e vou anotar o nome desse para não começar por ele. Beijinhos

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião.